Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Adolescentes descobrem em Jerusalém túmulo de dois mil anos

Terça-feira, 31 jan 2006 - 08h29
Por
Três adolescentes israelenses descobriram por acaso um túmulo que continha ossos de mais de dois mil anos nas imediações de Jerusalém.

O túmulo fica numa região de colinas conhecida como Beit Shemesh, cerca de 15 quilômetros a oeste da cidade santa, e, segundo a Autoridade de Antigüidades de Israel (AAI), pertence ao período do Segundo Templo de Jerusalém.

O arqueólogo e inspetor da AAI, Harly Stark, declarou à EFE que o túmulo tem dois mil anos de idade e foi localizado nos "pés das colinas de Judéia" pelos três adolescentes, de entre 11 e 13 anos.

O Segundo Templo de Jerusalém, erroneamente chamado de Herodes, foi incendiado no ano 70 d.C. pelas tropas do general romano Tito.

Seu único vestígio até o momento era o Muro das Lamentações, santuário do judaísmo.

Stark diz que o túmulo pode fazer parte de um cemitério e pertencer a uma família judia de seis membros.

"O descobrimento desta cova é realmente interessante porque ignorávamos que na região houvesse presença de judeus", esclarece o arqueólogo.

A AAI lacrou o lugar com medo de seja saqueado por ladrões de relíquias.

Por sua vez, Or Perel, de 13 anos e um dos jovens que descobriu o túmulo, contou à EFE que estava com amigos realizando uma atividade extra-curricular quando se deparou com o túmulo.

O jovem foi condecorado hoje junto com seus colegas pela descoberta, que lançará uma luz sobre os costumes dos judeus no começo de seu milenário desterro após a destruição do Segundo Templo de Jerusalém.

Fonte: Agência EFE

  • Últimos Destaques

  • Invenções e Descobertas

    LEIA MAIS NOTÍCIAS


  • APOLO11.COM
    Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

    "Prefiro ser um oportunista e flutuar do que ir ao fundo com meus princípios amarrados até o pescoço" - Stanley Baldwin