Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Alex vira furacão e ruma em direção ao México

Quarta-feira, 30 jun 2010 - 07h33
Por
Como previsto pelo Centro Nacional de Furacões, NHC, a tempestade tropical Alex ganhou força nas primeiras horas dessa quarta-feira e se tornou o primeiro furacão da temporada de 2010 no Atlântico Norte e também o primeiro a se formar no mês de junho desde 1995.

Em boletim emitido às 06h00 BRT, o NHC informou que Alex apresenta ventos sustentados de 130 km/h e se localiza sobre as coordenadas 23.3 N e 95.1 W, a 280 km da costa de La Pesca, no México e 375 km a sudeste de Brownsville, no Texas. A intensidade dos ventos coloca Alex na categoria 1 da escala Saffir-Simpson, que vai até 5.

Apesar de pouco organizado, Alex é um sistema de grande porte. Seu sentido de deslocamento é em sentido oeste-noroeste a 11 km/h. Modelos de previsão mostram que mantendo essa dinâmica, o olho de Alex deverá entrar em território mexicano nas próximas 36 horas, entre à foz do Rio Grande e cidade de La Cruz.

À medida que entrar em área continental a tormenta deverá perder força e se transformar em tempestade tropical e em seguida em depressão tropical.

Durante sua permanência sobre o México, Alex deverá produzir grandes volumes de precipitação, principalmente nas cidades litorâneas, inclusive no sul do Texas, onde são esperados entre 150 e 300 milímetros de chuva. Em pontos isolados a precipitação poderá ser ainda maior, com volume estimado de até 500 milímetros.


Imagens: No topo, imagem de satélite captada pelo satélite GOES-12 em 28 de junho de 2010 mostra o furacão Alex em atividade no Golfo do México. Acima, modelo de previsão mostra o possível deslocamento da tempestade. Crédito: NOAA/GOES/NHC/APOLO11.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Viver é uma arte, um ofício. Só que precisa cuidado prá perceber que olhar só prá dentro é o maior disperdício..." - Nando Reis