Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Ao vivo agora: nave Cassini mergulha em Saturno e encerra missão após 20 anos

Sexta-feira, 15 set 2017 - 06h48
Por Rogério Leite
A sonda interplanetária Cassini encerrará sua missão nesta sexta-feira, às 08h55 BRT, da forma mais magistral possível: mergulhando na atmosfera saturniana na forma de uma grande bola de fogo. Assista ao vivo!

O impacto intencional é esperado para acontecer às 08h55 BRT e toda a operação será monitorada pelos pesquisadores no JPL, Laboratório de Propulsão a Jato, da NASA, que controla a operação da nave.

Durante a descida fulminante, que deve durar entre 1 e 2 minutos, os pesquisadores coletarão os últimos dados científicos, transmitidos em tempo real e captados pelas gigantescas antenas da Rede do Espaço Profundo.


Assista ao vídeo

Até o Gran Finale, como o evento está sendo chamado, a Cassini completou diversas orbitas ao redor de Saturno e em diversos momentos a sonda contornou a borda interna dos anéis. Em outros momentos praticamente raspou as bordas da atmosfera superior. O objetivo dessas aproximações foi coletar o máximo possível sobre a composição do material que compõe as os anéis e também o topo da atmosfera do planeta.

Final em Tempo Real


As imagens finais feitas pela Cassini serão enviadas à Terra várias horas antes do mergulho final, mas os dados científicos dos múltiplos instrumentos serão enviados tempo real até que o contato seja perdido.

Embora seja sempre triste o fim de uma missão, o mergulho derradeiro da Cassini será verdadeiramente espetacular, já que marcará uma das viagens interplanetárias cientificamente mais ricas em nosso sistema solar. Desde que foi lançada, em 1997, até seu Grande Finale, a missão Cassini-Huygens acumulou, provavelmente, a mais notável lista de descobertas já feitas por uma nave espacial.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A mente é algo maravilhoso. Começa a funcionar assim que você nasce e nunca pára, a não ser quando você levanta para falar em público" - John M. Brown