Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Após 400 anos, vulcão Sinabung entra em erupção na Indonésia

Segunda-feira, 30 ago 2010 - 16h20
Por
Passa de 20 mil pessoas o número de pessoas que tiveram que deixar suas casas, depois que o vulcão Sinabung entrou em erupção na Indonésia A montanha estava adormecida desde o ano de 1600 e no último domingo (29 de agosto) voltou à atividade, lançando cinzas e fumaça a uma altura de 1500 metros.

Moradores locais contaram que alguns minutos antes da erupção, uma espessa camada de magma foi vista saindo da cratera de Sinabung. Algumas horas depois da explosão as cinzas já haviam se espalhado e atingido 30 quilômetros de distância desde o topo da montanha.

Localizado 2460 metros acima das coordenadas 3.17 N, 98.392 E, Sinabung é um vulcão do tipo estrato, formado pela deposição de material piroclástico ejetado durantes atividades passadas. Seu cume é composto de quatro crateras, sendo a maior delas com 300 metros de diâmetro, seguida de outra depressão com 150 metros de diâmetro que abriga um lago.

Apesar de Sinabung ter entrado em erupção praticamente sem emitir sinais e pegar a população de surpresa, a explosão da montanha não foi acompanhada de pânico. O país tem mais de 130 vulcões ativos e os indonésios são bastante acostumados às erupções vulcânicas, comuns em toda a ilha.


Foto: No topo, vulcão Sinabung entra em erupção na Indonésia após 400 anos. Crédito: Reprodução sob licensa de Abola.pt/Youtube.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Ninguém pode construir sua segurança com base na nobreza de alguém" - Willa Cather