Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Após problema com jatos, Discovery se acopla à ISS

Segunda-feira, 31 ago 2009 - 07h10
Por
O ônibus espacial Discovery realizou com sucesso a manobra de acoplamento à Estação Espacial Internacional (ISS) às 21h54, no horário de Brasília, neste domingo.


Clique para ampliar

A operação foi delicada, pois a nave utilizou apenas seus jatos principais para manobrar. É a primeira vez que astronautas fazem este tipo de manobra para se juntar à plataforma orbital. A agência espacial americana decidiu por precaução não usar os jatos de menor potência, depois que um deles apresentou vazamento após a decolagem da Discovery.

A nave decolou no sábado (29) às 00h59, no horário de Brasília, direto de Cabo Kennedy Canaveral, na Flórida (EUA) para uma missão espacial de 13 dias.

Sobre o problema com um dos jatos durante a decolagem, analises preliminares de imagens não revelaram nenhum dano à blindagem do ônibus espacial, declarou a Nasa.

A Discovery partiu com sete tripulantes a bordo, além de suprimentos para a ISS e equipamentos científicos. Os astronautas farão três caminhadas espaciais para executar atividades de manutenção da estação.


Foto: Missão STS-128 do Ônibus espacial Discovery partindo da base de lançamento de Cabo Kennedy. Crédito: Nasa.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Prefiro uma mentira que me favoreça a uma verdade que me prejudique" - Provérbio Escocês