Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Aquecimento global ameaça estaçoes de esqui na Europa

Segunda-feira, 11 dez 2006 - 08h28
Por
Enquanto na África os sinais das mudanças climáticas são evidentes e afeta diretamente a vida de milhares de pessoas, na Europa os efeitos provocadas pelo aquecimento global já atingem em cheio a população de alto poder aquisitivo.

A previsão para os próximos dias junto às estações de esqui é de temperaturas acima da média, o que deverá causar o derretimento da neve, essencial para a manutenção da indústria do turismo.

Empresários do ramo de esquiagem lutam para atrair os turistas e oferecem pacotes natalinos convidando os visitantes a fazer passeios e aproveitar o "outono prolongado", que teima em não deixar a região.

Ao contrário de encostas geladas, campos verdejantes saúdam os visitantes de algumas das mais populares estações de esqui.

O setor de roupas esportivas também luta para vender suas coleções de inverno. Os tradicionais cafés já recolhem as mesas ao ar livre por falta de clientes.

Os agricultores estão alarmados e temem a queda de safra. Enganadas pelas temperaturas fortemente elevadas, muitas plantas já começaram a florescer, e correm o risco de serem danificadas pela geada que deve ocorrer com a chegada do inverno.

A grande nogueira de Genebra, símbolo oficial da primavera e cujos primeiros botões são saudados como sinal do início da estação, começa a florescer. Na Suécia os cogumelos ainda estão sendo colhidos.

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, dezembro começou com um nível notavelmente baixo de neve e nos Alpes não atinge um terço da média normal. Da Noruega ao Mediterrâneo as temperaturas estão 3ºC acima do normal.

Por toda a parte a pergunta é a mesma: o inverno europeu foi cancelado?

Foto: Paisagem mostra as região de Jungfrau, na região dos Alpes Suícos, no sul do país. Cortesia de Frank Liu.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A mente é algo maravilhoso. Começa a funcionar assim que você nasce e nunca pára, a não ser quando você levanta para falar em público" - John M. Brown