Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Assista hoje: Disco Voador da Nasa será testado ao vivo!

Terça-feira, 3 jun 2014 - 07h51
Por Rogério Leite

Atualização - 5 jun 2014 - 07h45


Lançamento teste adiado - 2


ATENÇÃO: devido às más condições do tempo, o teste do veículo LDSD, programado para esta quinta-feira, foi adiado. A próxima tentativa será feita neste sábado, 07 de junho, as 15h00.





Atualização - 3 jun 2014 - 07h45


Lançamento teste adiado - 1


ATENÇÃO: devido às más condições do tempo, o teste do veículo LDSD, programado para esta terça-feira, foi adiado. A próxima tentativa será feita nesta quinta-feira, 05 de junho.




A NASA testará nesta terça-feira à tarde o chamado Low Density Supersonic Decelerator, LDSD, uma nave espacial em forma de disco voador que será lançada de um gigantesco balão rumo ao topo da estratosfera a quase 5 mil km/h.

Clique para ampliar

A primeira janela de lançamento será nesta terça-feira, dia 3 de junho, às 15h30 pelo horário de Brasília e será retransmitida ao vivo pelo Apolochannel, que retransmite a Nasa-TV.

APOLOCHANNEL - ASSISTA AO VIVO - 15H30

De acordo com os responsáveis pelo projeto, a nave em forma de disco voador será elevada a mais de 35 km de altitude a partir de um balão de pressão zero, que subirá da base de lançamentos de Mísseis localizada em Kauai, no Hawaii.


Disco Voador


Uma fração de segundo depois de cair do balão, e alguns metros abaixo, quatro foguetes propulsores deverão fazer a nave em forma de disco voador girar, com o objetivo de estabiliza-la giroscopicamente.

Meio segundo depois, outro foguete de combustível sólido vai arremessar a nave com 17 mil quilos de empuxo, enviando o veículo de teste até a borda da estratosfera.
"Nosso objetivo é chegar a uma altitude e velocidade semelhantes àquelas que os nossos veículos irão encontrar quando voarem na atmosfera de Marte", disse Ian Clark, principal investigador do projeto LDSD junto ao laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, o JPL.

Queremos atingir 60 km de altitude na velocidade Mach 4. Assim que diminuir para 3.8 liberaremos o primeiro de dois novos sistemas de travagem atmosférica", explicou Clark.


APOLOCHANNEL - ASSISTA AO VIVO - 15H30


Se o veículo de teste voar como esperado, a equipe obterá importantes dados sobre o funcionamento do Desacelerador Supersônico Inflável Aerodinâmico (SIAD-R) e do paraquedas supersônico uma ano antes de terminar os testes.

Todo o teste deverá durar cerca de 45 minutos e será finalizado com a abertura do paraquedas supersônico - o maior até hoje construído, acima do oceano Pacífico, na costa do Havaí.


LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A História não passa de um quadro dos crimes e dos infortúnios" - Voltaire