Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Astronautas saem da ISS e movem viga de 17 toneladas no espaço

Domingo, 28 out 2007 - 15h47
Por
Astronautas da missão STS-120 do ônibus espacial Discovery completaram na tarde domingo o segundo passeio ao redor da ISS, Estação Espacial Internacional, desconectando com sucesso uma viga-mestre de 17 toneladas e dando início a um delicado processo de transferência de um dos gigantescos painéis solares, que deverá ser movido de posição.

O trabalho foi realizado pelos astronautas Scott Parazynski e Daniel Tani, que durante mais de seis horas permaneceram no espaço exterior desconectando os diversos cabos e abraçadeiras que prendiam a enorme viga ao corpo principal da ISS. O trabalho foi auxiliado pela astronauta Stephanie Wilson e seu colega Doug Wheelock, que de dentro da ISS operaram o braço robótico que auxiliou na tarefa de sustentar e conduzir a enorme peça.

A instalação do painel solar no novo local deverá ser feita na próxima terça-feira, durante a terceira EVA - Atividade extraveicular - da missão. O evento também será transmissão ao vivo pela Nasa-TV, retransmitida pelo Apolochannel.

Em breve, Parazynski e Tani também deverão instalar novos equipamentos do lado externo do módulo Harmony, uma câmara do tamanho de um ônibus escolar, que foi entregue à ISS pela atual missão e montado durante o primeiro passei espacial.

Outra missão dos astronautas será instalar uma espécie de prendedor no módulo Harmony. O dispositivo permitirá ao braço robótico da ISS mover o módulo Harmony da atual posição temporária para seu lugar definitivo. Essa operação será feita na outra semana, após a Discovery ter deixado a ISS e retornado à Terra.


Hormony


Quando Harmony estiver definitivamente fixado, permitirá que outros módulos se conectem a ele, entre eles o laboratório Columbus, da ESA, Agência Espacial Européia, e o módulo Kibo, da JAXA, a Agência espacial japonesa. Columbus deverá se conectar à Harmony em dezembro e Kibo no início de 2008.

Harmony é um módulo de fabricação italiana. Conhecido anteriormente como Node-2, é uma espécie de "concentrador" que proverá energia elétrica e conexão de dados entre os diversos componentes que compõe a ISS. Uma vez finalizada as instalações de Harmony, a Nasa deverá declarar completada mais uma fase da ISS, prevista para até o final do ano.

Fotos: No topo, oas astronautas Tani e Parazynski deixam a ISS para executar o trabalho de soltar a viga mestre. Acima o módulo italiano Harmony, no momento em que chegava ao Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A mente é algo maravilhoso. Começa a funcionar assim que você nasce e nunca pára, a não ser quando você levanta para falar em público" - John M. Brown