Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Atividade biológica marítima próxima ao Canadá

Costa do canadá, 19-Mai-2003
Por
Esta imagem, feita através do sensor SeaWiFS do satélite Orbimage, mostra parte do Canadá e do Oceano Pacífico.

Sondadas por comprimentos de onda diferentes, as águas do Pacífico mostram diferentes concentrações de clorofila. As áreas vermelhas indicam concentrações que variam de 5 a 10 miligramas de clorofila por metro cúbico, as verdes indicam valores intermediários ao redor de 2 miligramas, enquanto as tonalidades azuis e púrpuras mostram valores muito baixos, da ordem de 0,4 mg por metro cúbico.

A clorofila é o pigmento primário encontrado em microscópicas plantas marinhas chamadas de fitoplactons. Estas minúsculas plantas desempenham papel fundamental na complexa formação da cadeia alimentar dos oceanos.

Como diferentes concentrações de clorofila refletem de forma desigual determinados comprimentos de onda, os cientistas podem determinar com bastante exatidão a abundância de fitoplânctons próximos à superfície.

Reparem nesta imagem que a neve e o gelo cobrem a região de Labrador, e acima à direita um grande sistema de baixa pressão pode ser visto ao nordeste da Ilha de Terra Nova, na costa canadense.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Ninguém pode construir sua segurança com base na nobreza de alguém" - Willa Cather