Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Atividade vulcânica provoca grande tsunami na Indonésia

Domingo, 23 dez 2018 - 08h55
Por Rogério Leite
Um possível deslizamento submarino abaixo da ilha Anak Krakatau, pode ter sido o responsável pelo violento tsunami que atingiu a Indonésia na noite de sábado, 22 de dezembro. Até a manhã de domingo as autoridades já contavam 160 mortos nas regiões próximas ao estreito de Sunda.



De acordo com as primeiras informações, as áreas turísticas de Serang, Pandenglang e Lampung do Sul foram atingidas por duas ondas gigantes, sendo que o segundo impacto foi o mais devastador.

De acordo com Rahmat Triyono, especialista ligado à Agência Meteorológica da Indonésia, não houve qualquer possibilidade de emissão de alertas, já que o sistema de detecção não é capaz de perceber deslizamentos provocados por atividade vulcânica.

Causas do tsunami


Ainda é cedo para se afirmar com segurança o que motivou a geração das ondas gigantes, normalmente originadas do deslocamento causado por fortes terremotos. O que se sabe é que nas últimas semanas fortes explosões vulcânicas já haviam sido detectadas ao redor da ilha de Anak Krakatau e considerando o sentido das ondas do tsunami há grande possibilidade de ter ocorrido uma ruptura e deslizamento da parte submersa da ilha.


Krakatoa


Anak Krakatau, ou criança Krakatoa, é uma ilha vulcânica situada no estreito de Sunda, que emergiu da caldeira formada em 26 de agosto de 1883, após a mega erupção da ilha de Krakatoa. A sucessão de erupções e explosões durou 22 horas e causou mais de 36 mil mortos. Sua explosão atirou pedras a aproximadamente 27 km de altitude e o som da grande última explosão foi ouvida a cinco mil quilômetros.

De acordo com registros climáticos e recentes estudos, a temperatura global decaiu 1 ºC em decorrência da grande quantidade de gases e partículas que foram lançados na atmosfera na ocasião da erupção.

Atualmente, a ilha vulcânica tem 324 metros de altura, sendo que a cada ano aumenta 5 metros aproximadamente.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Assim como o homem procura justiça na igualdade, a sociedade procura odem na anarquia" - Pierre J. Proudhon