Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Avião movido a energia solar bate recorde de vôo mais longo

Segunda-feira, 10 set 2007 - 20h28
Por
O avião britânico Zephyr bateu recorde oficial de vôo mais longo de uma nave movida a energia solar sem tripulantes, já realizado até hoje. A empresa britânica de defesa Qinetiq, anunciou a consquista: o aparelho voou por 54 horas durante testes, o equivalente a duas noites consecutivas.

O recorde anterior para aviões sem tripulação foi estabelecido em 2001 por um jato de rastreamento Global Hawk da Força Aérea americana, que na ocasião voou durante mais de 30 horas.

Entretanto, o Zephyr não vai entrar para o livro dos recordes porque representantes da federação mundial de esportes aéreos não foram avisados do teste, que foi feito em segredo. Mesmo sem estar no livro dos recordes, a equipe responsável pelo avião comemora. "Este avião irá muito mais alto e muito mais longe", declarou Chris Kelleher, diretor técnico do Zephyr.

Durante os vôos testes, o Zephyr chegou a mais de 18 mil metros. "A aeronave voou com energia solar e carregou suas baterias durante o dia, descarregou as baterias durante a noite e continuou no alto na madrugada seguinte, quando o ciclo foi repetido."

Inicialmente, o Zephyr foi desenvolvido para tirar fotos de um balão gigante de hélio projetado para quebrar o recorde mundial de altitude para balão de gás em 2003. O projeto acabou abandonado por causa de um vazamento no balão.

O Zephyr não é o primeiro avião movido a energia solar a voar durante uma noite inteira. A SoLong, desenvolvida pela empresa americana AC propulsion, voou durante 48 horas em 2005. A Nasa também já desenvolveu aeronaves similares. Atualmente, a empresa suíça ETH está construindo uma nave deste tipo para uso futuro em Marte.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"As vezes eu penso que o preço da liberdade não é a eterna vigilância, mas a eterna sujeira" - George Orwell