Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Aviso de tempestade: depressão tropical 18 avança pelo Caribe. EUA já emitem alertas

Domingo, 18 set 2005 - 20h55
Por
Neste final de semana dois sistemas de baixa pressão passaram a ser monitorados de perto pelo NHC, o Centro Nacional de Furacões, dos EUA.

No sábado, a depressão tropical 17 aumentou de intensidade e passou à categoria de tempestade tropical, batizada de Philippe. No domingo novo alerta foi emitido pelo NHC, desta vez dando conta da formação, ao norte do Haiti, da depressão tropical 18.

<

Equanto dados de rastreio mostram Philippe se fortalecendo e rumando em direção às Bermudas, as atenções estão mesmo voltadas para o desenvolvimento da depressão tropical 18, que de acordo com os modelos numéricos gerados por supercomputadores, deve se fortalecer e chegar à categoria de furacão na próxima terça-feira já sobre o sul da Flórida, ao norte de Cuba. De acordo com a previsão, este sistema deverá avançar novamente em direção ao golfo do México.

O governo norte-americano também passou a emitir avisos de furacão para o extremo sul do país.

Em seu terceiro aviso público sobre a depressão tropical 18, divulgado às 11h00 (Hora de Brasília) o NHC informava que o centro da tormenta localizava-se sobre as coordenadas 22.0 N e 72.2 W, ou a aproximadamente 625 km a este-sudeste de Nassau.

De acordo com o instituto, o sistema move-se em sentido oeste a 19 km/h. Mantendo-se este movimento, a tormenta deve passar sobre a região norte das Bahamas ainda hoje.

Os ventos máximos da tempestade, sustentados durante 1 minuto, estão próximos a 55 km/h com fortes rajadas. Um fortalecimento desde sistema está previsto para as próximas horas, quando então a depressão deverá se transformar em nova tempestade tropical.

A pressão barométrica medida por avião de reconhecimento é de 1008 hPa (hectoPascal).


Philippe


Às 12h00 (Hora de Brasília), o NHC divulgava seu aviso público número 5, referente à tempestade tropical Philippe. De acordo com o instituto, o centro da tempestade localizava-se sobre as coordenadas 15.2 N e 55.7 W, a 685 km a este-sudeste das ilhas Leeward.

<

Philippe move-se em direção norte-noroeste a 11 km/h e este movimento deve continuar nas próximas horas.

Os ventos sustentados alcançam 85 km/h com rajadas atingindo 110 km/h. Um incremento em intensidade está previsto para o dia de hoje, elevando Philippe à categoria de furacão.

A pressão barométrica continua em declínio e no momento do boletim já era de 1000 hPa (hectoPascal)

Última notícia, 20h56


Em seu boletim das 18h00 (Hora de Brasília), o NHC informou que a depressão tropical 18 ganhou força e se transformou na tempestade tropical Rita. Esse sistema deve se tornar furacão já na segunda-feira.

Veja abaixo como se forma um furacão

Satélite ao vivo


Acompanhe as imagens atualizadas da região do golfo do México vistas através do satélite geoestacionário GOES-12.
Clique aqui !
LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A mente é algo maravilhoso. Começa a funcionar assim que você nasce e nunca pára, a não ser quando você levanta para falar em público" - John M. Brown