Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Bill ameaça as Bermudas com ventos acima de 200 km/h

Quinta-feira, 20 ago 2009 - 07h38
Por
O intenso furacão Bill, o primeiro a se formar no Atlântico Norte na temporada 2009, perdeu um pouco de força nesta madrugada e foi rebaixado para a categoria 3, na escala Saffir-Simpson. Bill estava na categoria 4 nesta quarta-feira (19).

De acordo com último boletim divulgado pelo Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, Bill está com ventos sustentados de 205 km/h. Sua velocidade é de 30 km/h com direção noroeste.

O olho do furacão encontra-se a 525 quilômetros ao norte-nordeste das Ilhas Leeward e 1.270 quilômetros ao sul das Bermudas. A região está de prontidão e monitora a aproximação do furacão. O sistema provoca ventos fortes num raio de 280 quilômetros e grandes ondas, o que deixa a região das Bermudas vulnerável.

As autoridades de emergência da República Dominicana declararam alerta verde em três províncias do norte do país devido à passagem do furacão. O NHC adverte que Bill pode retornar à categoria 4 até a sexta-feira.


Foto: Furacão Bill registrado pelo satélite GOES-12 em 19 de agosto de 2009. Crédito: NOAA/GOES.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Viver é uma arte, um ofício. Só que precisa cuidado prá perceber que olhar só prá dentro é o maior disperdício..." - Nando Reis