Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Brasil define metas no combate ao aquecimento global

Quarta-feira, 4 nov 2009 - 10h39
Por
O governo do Brasil confirmou oficialmente nesta terça-feira (3) as propostas de combate ao aquecimento global que pretende apresentar durante a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas marcada para dezembro em Copenhague, na Dinamarca.

O País vê como principal alternativa a ampliação das práticas agrícolas sustentáveis. Neste caso, o carvão vegetal utilizado pelas siderúrgicas deve ser resultado de reflorestamento e não da derrubada de árvores nativas. Outro compromisso será a redução em 80% do desmatamento da Amazônia até o ano de 2020.

O governo brasileiro também quer estimular as políticas de produção de etanol e de combate a resíduos, e adotar ações que visem a preservação de biomas como o cerrado, a caatinga e Amazônia.

Caso nenhuma medida seja tomada nos próximos anos, a projeção para o Brasil é de um crescimento de 30% no lançamento na atmosfera de gases causadores do efeito estufa.

As emissões mundiais de gás carbônico na atmosfera estão em torno de 45 bilhões de toneladas por ano. Especialistas, afirmam que esse número precisa cair para 18 bilhões de toneladas anuais para que a temperatura não sofra um aumento de 2ºC até o fim do século, considerado um cenário alarmante para o futuro da Terra.


Foto: Uma das propostas brasileiras no combate ao aquecimento global é que o carvão vegetal utilizado pelas siderúrgicas seja resultado de reflorestamento e não da derrubada de árvores nativas. Crédito:IBAMA.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"As vezes eu penso que o preço da liberdade não é a eterna vigilância, mas a eterna sujeira" - George Orwell