Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Brasil e França juntos na coleta de dados científicos

Quarta-feira, 24 dez 2008 - 08h49
Por
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Institut de Recherche por le Développement (IRD) firmaram um acordo bilateral nesta terça-feira (23) visando aprimorar a cooperação em áreas específicas da ciência, tecnologia e inovação espacial.

Participaram da solenidade no Rio de Janeiro, o Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolas Sarkozy, em visita ao Brasil, além dos diretores dos institutos, Gilberto Câmara e Michel Laurent.

Em breve, as duas estações de sensoriamento remoto, uma em Cuiabá, capital de Mato Grosso e outra em Cayenne, na Guiana Francesa, vão disponibilizar imagens de satélite do Cbers, Spot e Envisat, para pesquisas e monitoramento de florestas tropicais.

O acordo entre os dois países pretende promover o acesso livre a dados de satélites, com objetivo de ampliar o conhecimento e capacitação de estudantes, pesquisadores e técnicos.

Estão em questão outros estudos concretos como impacto da degradação do meio ambiente na epidemiologia, gerenciamento de recursos naturais, modelagem e monitoramento hidrológico, planejamento urbano e adaptação da sociedade às mudanças climáticas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A História não passa de um quadro dos crimes e dos infortúnios" - Voltaire