Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Brasil sobe no ranking mundial de trabalhos científicos

Sexta-feira, 08 mai 2009 - 11h12
Por
O Brasil subiu duas posições no ranking mundial avaliado pela Thomson Reuters, que contabiliza o número de trabalhos científicos publicados em 200 países.

Em 2007, o país estava décimo quinto lugar, atrás da Holanda e da Rússia. Em 2008, o Brasil subiu para décimo terceiro com mais de 30 mil artigos científicos publicados. Os dados foram divulgados esta semana pelo ministro da Educação Fernando Haddad.

Segundo o ministro Fernando Haddad, o Brasil melhorou graças ao trabalho conjunto entre os ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação. Outros fatores contribuíram para o desempenho do país, como a contratação de professores, a instalação de laboratórios e equipamentos nas universidades e a expansão das bolsas de mestrado e doutorado.

"Nós estamos vivendo um momento no país que foi possível, de um ano para outro, aumentar em 50% a produção científica brasileira, em periódicos indexados por agência internacional”, avaliou Haddad.

De acordo com o ranking mundial, Estados Unidos, China, Alemanha, Japão, Inglaterra, são os cinco primeiros países no topo da lista de publicação científica.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Prefiro uma mentira que me favoreça a uma verdade que me prejudique" - Provérbio Escocês