Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Calor na europa mata milhares de pessoas

Europa, 29 Ago 2003
Por
Ultimamente a europa vem experimentando uma histórica onda de calor responsável pela morte de mais de sete mil pessoas. Somente na França o governo anunciou a morte de 4000 pessoas.

Comparado a julho de 2001, as temperaturas sofreram acréscimo significativo.

Esta imagem mostra as diferenças de temperatura na superfície durante o dia, coletadas em dois anos pelo satélite de sensoriamento remoto TERRA.

Uma espessa camada de pontos vermelho escuro em praticamente todo o sul e leste da França (à esquerda do centro da imagem) mostra onde a temperatura foi 10 graus Celsius mais quente neste verão europeu. As áreas em branco mostram onde não houve alterações significativas e em azul, onde as temperaturas foram mais frias em 2003 do que em 2001.

Mesmo nos alpes franceses, Suíça, Áustria e norte da Itália (ligeiramente abaixo do centro da imagem), as temperaturas estiveram bem mais altas neste ano.

As geleiras derreteram rapidamente elevando o nível dos rios e lagos, aumentando o risco de inundações.

Muitas esquiadores foram obrigados a evacuar rapidamente diversas pistas na Suíça depois de um princípio de avalanche.

A onda de calor se extende também por quase todo o Reino Unido, particularmente o sul da Inglaterra e Escócia. Em londres, o serviço ferroviário foi seriamente prejudicado e teve que interromper diversas operações, já que havia o risco dos trilhos entortarem devido à dilatação excessiva. Na Escócia, as altas temperaturas combinada com a diminuição do nível dos rios e córregos ameaça à desova e sobrevivência do salmão.

Na França, Espanha, Portugal e Itália o intenso calor e baixa quantidade de umidade tem causado dezenas de incêndios florestais que mataram pelo menos quinze pessoas diretamente.

(Imagem gentilmente cedida por Reto Stockli e Robert Simmon, da equipe do NASA Earth Observatory)

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Prefiro ser um oportunista e flutuar do que ir ao fundo com meus princípios amarrados até o pescoço" - Stanley Baldwin