Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Cargueiro espacial reentra na atmosfera e põe fim a uma Era

Segunda-feira, 16 fev 2015 - 10h48
Por Rogério Leite
O cargueiro espacial ATV5 completou sua missão e reentrou na atmosfera próximo à costa do Chile neste domingo. O evento marcou o fim do programa europeu de cargueiros espaciais automáticos, iniciado em 2008 e que levou à Estação Espacial mais de 31 toneladas de suprimentos.

Clique para ampliar

A reentrada do ATV5 Georges Lemaître ocorreu as 18h04 UTC (16h04 pelo horário de Brasília) a cerca de 100 km de altitude sobre algum ponto inabitado acima do oceano Pacífico, próximo à costa chilena. O evento teve seu ápice algumas horas depois que o cargueiro se desacoplou da Estação Espacial Internacional, às 11h40 pelo horário de Brasília.

O ATV 5 Georges Lemaître foi lançado em 29 de julho de 2014 a partir da base de Kouru, na Guina Francesa e permaneceu atracado à Estação Espacial até o momento da separação. Antes do desacoplamento, o cargueiro foi preenchido com grande quantidade de material e resíduos, que foram incinerados na alta atmosfera.

Toda a operação de desacoplamento foi transmitida ao vivo e registrada em time-lapse pelo astronauta da NASA Terry Virts, a bordo da Estação Espacial, que também fotografou o momento em que o cargueiro foi consumido no calor escaldante da reentrada.

O programa ATV (Automated Transfer Vehicle ou Veículo de Transferência Automática) era parte de um acordo de permuta entre a ESA e seus parceiros internacionais, por meio do qual ESA pagava a sua parte dos custos de funcionamento da Estação Espacial Internacional, fornecendo aos parceiros os equipamentos e sistemas vitais.

No total, foram cinco voos até a Estação Espacial e que permitiram entregar ao complexo orbital 31500 quilos de suprimentos e equipamentos.

Além da finalidade prática de transferência de carga, o programa facilitou o desenvolvimento de modernas tecnologias de voo e guiagens automáticas, que tornaram a agência espacial europeia autossuficiente neste seguimento de tecnologia.


Artes: no topo, momento em que o ATV5 era incinerado na alta atmosfera, como visto pelo astronauta Terry Virts, a bordo da Estação Espacial. Acima, vídeo time-lapse mostra o momento da separação entre o ATV5 Georges Lemaître e o complexo espacial.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Prefiro uma mentira que me favoreça a uma verdade que me prejudique" - Provérbio Escocês