Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Categoria 5, ciclone Monica atinge o norte da Austrália

24 abr 2006 - 06h35
Por
Nesta imagem, feita na manhã desta segunda-feira pelo satélite geoestacionário Metsat-4, vemos o ciclone tropical Monica instantes antes de atingir o norte da Austrália.

Na imagem mostrada, Monica se localizava a 130 km a leste-nordeste de Maningrida, nos Territórios do Norte.

Segundo o Centro Darwin de Previsão meteorológica, da Austrália, no instante da imagem Monica sustentava ventos de 350 km/h com pressão barométrica de apenas 915 hectopascais, umas das mais baixas já registradas na história. Essa intensidade de vento situa Monica como um intenso sistema de categoria 5, o máximo na escala Saffir-Simpson, que mede a intensidade de furacões.

Segundo modelos numéricos de previsão, Monica deve continuar avançando pelos territórios do Norte causando pesadas inundações e danos massivos causados pelos ventos.

Os alarmes que advertem a chegada do ciclone começaram a soar esta manhã em toda a Região. Comunidades próximas à região costeiras já foram evacuadas.

Em sua passagem pela região de Queensland, na semana passada, Monica causou severas inundações.

No mês de março,o ciclone Larry, também de nível cinco, atingiu o nordeste da Austrália e deixou danos no valor de mais de US$ 1 bilhão de dólares.

Abaixo o gráfico de deslocamento da tempestade.

<

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Ninguém pode construir sua segurança com base na nobreza de alguém" - Willa Cather