Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Cavernas marcianas: estranho buraco intriga cientistas espaciais

Terça-feira, 13 jun 2017 - 10h39
Por Rogério Leite
Embora o Planeta Vermelho tenha muitas simelhanças geológicas com nosso planeta, algumas feições não deixam de causar estranheza, como estranho buraco retratado nesta paisagem. Afinal, o que criou esse buraco incomum na superfície marciana?

Imagem feita pela sonda MRO, através da câmera HiRese, mostra um buraco de 100 metros diâmetro, revelado após a evaporação do gelo da superfície.

Na verdade, esta paisagem mostra inúmeros buracos, a maioria formado sob o terreno empoeirado revelado após a evaporação de parte da camada de gelo.

Entretanto, a cena mostra um buraco bastante incomum na parte superior direita. Segundo os cientistas, o buraco mede 100 metros de diâmetro e parece se aprofundar por diversos metros, onde se observa uma nova camada de gelo também esburacada pela evaporação.

A existência desse buraco e o motivo pelo qual está cercado por uma cratera circular continua a ser um tema de especulação por parte dos geólogos espaciais. Segundo os cientistas, a hipótese principal é que tenha sido criado pelo impacto de algum meteoro.

O estudo de buracos como este é de grande interesse pelos pesquisadores, já que podem ser portas de entrada para níveis mais baixos da superfície e levarem a grandes cavernas subterrâneas através de túneis.

Para os cientistas, cavernas subterrâneas são bem protegidas da superfície, o que as torna excelentes candidatas para abrigar vida marciana e devem ser alvos de futuras missões espaciais futuras, seja através de robôs ou exploradores humanos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Prefiro uma mentira que me favoreça a uma verdade que me prejudique" - Provérbio Escocês