Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Ceará poderá ter a maior fonte de energia eólica do Brasil

Quarta-feira, 11 mar 2009 - 06h04
Por
O investimento em energia eólica no país vem crescendo. Apontada como fonte de energia limpa e inesgotável, a sua maior a vantagem é o mínimo dano ambiental que ela causa, sem falar no aspecto geográfico favorável do Brasil com mais de 7 mil quilômetros de litoral.

A sua desvantagem ainda é o alto custo. Entretanto, ele vem caindo com o aprimoramento tecnológico e a melhoria da eficiência das máquinas. O aerogerador, a turbina movida pelo vento, é responsável por cerca de 70% do investimento.

O setor vem ganhando espaço cada vez mais, em particular no Estado do Ceará, no Nordeste do país. O Estado concentra o maior número de parques eólicos em operação no Brasil e está na frente em obras para a instalação de novos empreendimentos.

Hoje, existem oito usinas no Ceará produzindo energia a partir dos ventos e até o final de 2009 mais oito parques eólicos devem estar concluídos.

Esse investimento vai aumentar a capacidade de geração de energia do Estado em cinco vezes e colocará o Ceará como o Estado brasileiro com o maior potencial eólico instalado.

Mas a geração de energia eólica no Brasil ainda enfrenta obstáculos e justamente de órgãos que cuidam do meio ambiente. "A geração eólica é a que mais cresce no mundo e todos os países aclamam esta fonte de energia. Por outro lado, aqui se questiona se este tipo de usina é benéfico", avaliou Fiúza.

A falta de uma política de planejamento a longo prazo para o setor também acaba afastando os investidores, sejam nacionais ou estrangeiros.

Atualmente existem usinas eólicas em operação nos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Pará, Minas Gerais e Paraná. Dados do Centro de Referência para Energia Solar e Eólica indicam que, nos próximos dois anos, deverá haver uma expansão de 20 vezes no uso desse tipo de energia no Brasil.

Foto: Parque gerador eólico no Texas, EUA. O Estado americano produz atualmente (2009) 2.370 megawatts de energia, suficientes para abastecer 600 mil residências durante 1 ano. Crédito: Treehuger/Wikimedia Commons.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Prefiro uma mentira que me favoreça a uma verdade que me prejudique" - Provérbio Escocês