Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

China evacua 376 mil devido ao tufão Longwang

Segunda-feira, 3 out 2005 - 06h36
Por
O Longwang chegou à cidade de Jinjiang no domingo às 21h30 (10h30 de Brasília) com ventos de 120km/h em seu epicentro.

A maioria de evacuados na província viviam em embarcações nas cidades de Ningde, Fuzhou, Putian, Quanzhou, Xiamen e Zhangzhou, enquanto que as autoridades locais não informaram por enquanto de nenhuma vítima mortal.

Além dos evacuados, 38,7 mil embarcações foram colocados em resguardo nos portos, enquanto que o aeroporto de Xiamen teve que ser fechado ontem, informou o jornal China Daily.


Taiwan


< O Longwang, que em mandarim significa "Rei Dragão" (o Deus da chuva na mitologia chinesa) deixou um morto e 46 feridos em sua passagem no sábado por Taiwan, de onde avançou em direção à costa chinesa a uma velocidade de 16km/h.

O Longwang é o décimo nono tufão que chega à costa chinesa este ano durante a estação de chuvas, na qual o Talim foi o mais catastrófico, com pelo menos 124 mortos, 31 desaparecidos e 19 milhões de desabrigados.


Boletim


Em boletim divulgado às 06h00 (Hora de Brasília), o JTWC - Centro Conjunto de Alertas de Tufões, dava conta de que Longwang já havia tocado o solo chinês e e localizava-se sobre as coordenadas 22.1 N e 117.4 E, ou aproximadamente a 360 quilômetros a oeste de Taiwan, no oceano Pacífico. Segundo o JTWC, a tormenta se desloca a 18 km/h em sentido oeste-noroeste.

  • Conheça a escala Saffir-Simpson


  • Veja abaixo como se forma um furacão

    Satélite ao vivo


    Acompanhe as imagens atualizadas da região do golfo do México vistas através do satélite geoestacionário GOES-12.
    Clique aqui !
    LEIA MAIS NOTÍCIAS


    APOLO11.COM
    Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

    "Prefiro uma mentira que me favoreça a uma verdade que me prejudique" - Provérbio Escocês