Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

China seleciona mulheres para futuras missões tripuladas

Quinta-feira, 17 set 2009 - 12h01
Por
Quinze mulheres chinesas estão entre os 45 candidatos a participarem de uma seleção para um programa de treinamento espacial. São as primeiras mulheres do país a disputar a função.

A China deve selecionar cinco homens e duas mulheres para participar de três missões tripuladas até 2012. O objetivo é treinar os astronautas para tarefas de acoplagem visando a construção futura de uma nova estação espacial.

Há 6 anos a China tornou-se o primeiro país asiático a colocar um astronauta no espaço por meios próprios. Sua primeira caminhada espacial ao redor da Estação Espacial Internacional (ISS) foi realizada há menos de um ano.

O projeto futuro do governo chinês inclui uma missão tripulada em 2020 para testar tecnologias para a permanência no espaço por longos períodos.


Corrida Espacial


A China começou a construir seu quarto centro espacial nesta semana na província de Hainan. Lá será a base para o lançamentos de novos foguetes, satélites e componentes para a construção da futura estação orbital do país. O novo centro deve começar a funcionar em 2013. Na corrida espacial, a China busca superar a Índia, o Japão e a Coreia do Sul.


Foto: Topo: Taiconauta Zhai Zhigang realizando o histórico passeio espacial em 26 de setembro de 2008. Crédito Xinhua/CFTV-4. Acima, vídeo mostra como foi o evento histórico. Crédito: Xinhua/CFTV-4/Youtube

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Prefiro uma mentira que me favoreça a uma verdade que me prejudique" - Provérbio Escocês