Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Chuva de meteoros pode ser vista na madrugada de sexta para sábado

Quinta-feira, 19 out 2006 - 18h46
Por
Se você gosta de apreciar o céu e o tempo colaborar, na madrugada de sexta para sábado, dia 21, um belo fenômeno astronômico poderá ser visto e apreciado.

Trata-se da chuva de meteoros Orionídeas, que atingirá sua máxima intensidade e poderá ser vista em todo o Brasil.

Esta chuva de meteoros é provocada pela passagem da Terra pela esteira de minúsculas partículas deixada pelo cometa Halley e recebe esse nome , Orionídeas, pois parece surgir da constelação de Órion.

Após a meia-noite, já no sábado, a constelação de Órion estará visível no quadrante nordeste, 50 graus acima do horizonte e a medida que o tempo passa, vai ficando mais alta.

Se você não sabe qual é a constelação de Órion, saiba que ela é facilmente identificada pelas três estrelas centrais, conhecidas popularmente como As Três Marias. Veja o gráfico acima.

Para ver a chuva de meteoros, você não precisa de telescópios poderosos ou binóculos especiais. É só sentar-se confortavelmente em uma cadeira reclinável, em um local bem escuro e olhar para o céu.
São esperados aproximadamente 20 meteoros por hora, mas não fique decepcionado se vir apenas 1 ou outro. É assim mesmo !

Se você possuir um binóculo, aproveite para curtir as belezas da constelação de Órion.
Ela é formada por muitas estrelas brilhantes. As quatro que formam o famoso retângulo são Rigel, Saíph, Betelguelse e Bellatrix. Não deixe de ver também nebulosa M42, entre Rigel e Saíph. É imperdível !

Portanto, não vá dormir cedo. Fique acordado e aprecie o céu da madrugada!

Quer saber mais sobre este fenômeno? Clique aqui e veja o vídeo no Apolochannel!

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Um bom limite para liberdade nossa é a liberdade alheia" - A. Karr