Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Chuvas castigam a América Central e deixam vítimas

Segunda-feira, 15 out 2007 - 09h38
Por
O mau tempo que castiga países da América Central já deixou 21 vítimas fatais e milhares de desabrigados. As chuvas provocaram graves inundações em diversas cidades entre a Guatemala e a Costa Rica. Houve registro de deslizamentos de terra e estradas estão bloqueadas.

Em San José, um deslizamento de toneladas de terra sobre uma vila na localidade de Atenas deixou 16 mortos. A estrada Interamericana, a principal rodovia que corta o país de norte a sul, ficou interrompida. Crateras se abriram na parte norte e deslizamentos impediram a passagem de veículos na parte sul. Em Parrita, no Pacífico Central da Costa Rica, centenas de casas foram inundadas em razão do transbordamento de rios na região.

De acordo com a Comissão Permanente de Contigências (Copeco), as chuvas prejudicaram pelo menos 55 mil pessoas nos últimos dias no sul de Honduras. Na Nicarágua, a Defesa Civil e o governo falam em 4 mil pessoas afetadas pelas chuvas.

Durante o fim de semana, o presidente Daniel Ortega, do Comitê de Emergência, declarou alerta vermelho no departamento de Chinandega, que fica a 132 km ao noroeste de Managua.

Segundo informações da meteorologia local, as chuvas continuam nesta segunda-feira.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

O país rela, esse é bom, revela os melhores instintos; mas o país oficial, esse é caricato e burlesco" - Machado de Assis