Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Cientistas confirmam a existência de raios no planeta Vênus

Quinta-feira, 29 nov 2007 - 14h56
Por
Cientistas da ESA, a agência espacial européia, confirmaram a existência de raios na atmosfera do planeta Vênus. Imagens da superfície do planeta foram captadas pela sonda Magellan, da Nasa, e confirmam uma teoria de 1978, que discutia a possibilidade da ocorrência de raios no planeta.

Segundo o físico Stanislav Barabash, a confirmação de relâmpagos indica a existência de uma grande fonte de energia e que pode alterar a química da atmosfera do planeta. "Estes são os primeiros resultados globais iniciados pela sonda Venus Express em 2006, e que está no apogeu de sua trajetória", comentou Dmitri Titov, coordenador científico da missão da ESA.

Os resultados de análises químicas da atmosfera do planeta e uma cartografia técnica de sua superfície deverão ser divulgados nos próximos meses.

Em 2006, os cientistas já comprovaram que toda a água existente em Vênus no passado evaporou, deixando apenas alguns rastros em sua superfície. A água evaporou por causa da presença de CO2 e do calor ao longo dos anos.

Mesmo sendo parecido com a Terra em volume e massa, o planeta possui muitas diferenças na superfície, como a presença de 96.5% de dióxido de carbono em sua atmosfera. Por ter maior proximidade com o Sol, as temperaturas chegam a mais de 450°C.

Vênus, o planeta mais brilhante do Sistema Solar também é coberto por uma camada atmosférica quente de quase 100 km de espessura. Sua variabilidade é enorme com os ventos que podem passar de 200 km/h para 400 km/h a 70 km de altitude. "Os oceanos desapareceram, só há três centímetros de água na atmosfera", afirma Barabash.

Uma justificativa apontada pelos cientistas da ESA, para a eliminação das superfícies aquáticas seria a numerosa presença de hidrogênio pesado nas moléculas de água, 150 vezes superior a das moléculas terrestres.

Foto: No topo, cena mostra detalhe da interação entre Vênus e o vento solar. Clique sobre a foto para ver a animação diretamente no site da ESA. Na seqüência, outro frame de animação, mostrando as tempestades elétricas no planeta.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Assim como o homem procura justiça na igualdade, a sociedade procura odem na anarquia" - Pierre J. Proudhon