Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Cientistas descobrem caverna vertical na superfície da Lua

Segunda-feira, 4 jan 2010 - 11h37
Por
Cientistas japoneses encontraram, no imenso território lunar, uma localidade que talvez possa servir para uma futura base do homem na Lua. A região em questão é uma espécie de caverna em formato cilíndrico com cerca de 80 metros de profundidade e 65 metros de diâmetro. A novidade foi divulgada pela União Geofísica Americana (AGU).


Clique para ver a animação

O astronauta Junichi Haruyama, da agência espacial japonesa Jaxa, participou do estudo detalhado da caverna baseado em dados enviados pela cápsula Selene que orbita à Lua. "Descobrimos um buraco vertical na Lua", destacou Haruyama.

A hipótese dos cientistas é de que o buraco tenha aparecido após uma atividade vulcânica ocorrida há bilhões de anos, quando a região era mais quente.

Entre tantas preocupações e avaliações para uma futura base lunar, estão a proteção do homem contra a radiação e meteoritos que chegam a sua superfície. “Já que as tubulações de lava estão protegidas do difícil ambiente na superfície lunar, estes buracos poderiam ser utilizados como bases", diz o estudo de Haruyama.

A confirmação de água na Lua em 2009 através do grande impacto do foguete da sonda LCROSS na superfície lunar pela Nasa foi uma das conquistas mais importantes para os cientistas e para o futuro rumo da exploração espacial.


Foto: A caverna vertical na Lua é um cilindro de 80 metros de profundidade e 65 metros diâmetro e foi descoberta com dados da sonda japonesa Selene. Crédito: Agência espacial japonsa - JAXA.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Ninguém pode construir sua segurança com base na nobreza de alguém" - Willa Cather