Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Com transmissão ao vivo, Discovery parte hoje rumo à ISS

Sábado, 31 mai 2008 - 08h57
Por
Após meses de intenso trabalho e preparação, a Nasa deve lançar na noite desse sábado o ônibus espacial Discovery, um dia antes da data programada pelos engenheiros da agência espacial. O lançamento está marcado para 18h02 pelo horário de Brasília a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida e como das vezes anteriores, será transmitido ao vivo pelo Apolochannel que retransmite a Nasa-TV.

Segundo o diretor de testes Jeff Spaulding, todos os sistemas estão em perfeito estado e não foram detectados problemas que possam impedir o lançamento da nave. O tempo também colabora e de acordo com Kathy Winters, meteorologista-chefe para as atividades dos ônibus espaciais, poderá ocorrer chuvas isoladas na costa da Flórida nas primeiras horas da manhã, mas uma leve brisa deverá limpar a área e impedindo a formação de chuvas na região continental. "Existem 80% de chances de tempo bom na hora do lançamento", afirmou a especialista.

A missão, oficialmente batizada de STS-124, terá destino a Estação Espacial Internacional, ISS. Para lá será despachada a maior carga já enviada ao complexo orbital e inclui pelo menos três atividades extraveiculares, ou EVA. Esta é a segunda, de um total de três missões, que tem como objetivo o transporte dos componentes do laboratório japonês Kibo, da Agência Espacial Japonesa, JAXA.Kibo significa "Paz" em japonês.

Os 14 dias que deverão durar a missão serão gastos com a instalação do módulo JPM, o principal compartimento pressurizado do laboratório Kibo, além da montagem de toda a estrutura do sistema RMS, um manipulador robótico de dois braços que permitirá aos cientistas japoneses manipularem experimentos no espaço exterior. O laboratório logístico que foi instalado em local temporário durante a missão anterior, STS-123, será definitivamente anexado ao novo módulo.

A missão STS-124 será comandada pelo veterano Mark Kelly, auxiliado pelo estreante piloto Ken Han. A tripulação conta com os especialistas americanos Ron Garan, Karen Nyberg e Mike Fossun, além do canadense Greg Chamitoff e do japonês Akihiko Hoshide Além das tarefas técnicas, a missão trará de volta engenheiro de vôo norte-americano Garrett Reisman, que finaliza seu trabalho de três meses no interior da ISS. Em seu lugar permanecerá o astronauta canadense Greg Chamitoff.

A Nasa estima que cada atividade extraveicular ou EVA, também chamado de "passeio espacial" deverá durar 6 horas e meia e ocorrerão no quarto, sexto e nono dias da missão.

A missão STS-124 é o 123º vôo de um ônibus espacial, o 26º em direção à ISS e o 35º do ônibus espacial Discovery.

Vaja abaixo a programação da Nasa TV para as primeiras horas da missão:

Dia 1 da missão - Sábado


12h45 - Início da transmissão da missão STS-122
18h02 - Lançamento da Atlantis
18h04 - Separação dos foguetes de combustível sólido
18h10 - MECO (main Engine Cutoff ou corte dos motores principais)
18h12 - Transmissão comutada para o Jonhnson Space Center (Centro de controle da missão, Texas)
18h15 - Transmissão comutada para o Kennedy Space Center (Centro de lançamento, Flórida)
18h15 - Replay do lançamento
18h47 - Replay do lançamento
18h45 - Coletiva de imprensa
19h27 - Abertura do compartimento de carga (pode não ser transmitido)
22h00 - Replay das imagens de engenharia relativas à ascensão da nave
22h42 - Downlink das imagens de engenharia relativas ao tanque de combustível externo
00h02 - Tripulação inicia período de sono
01h00 - Destaques do dia

Dia 2 da missão - Domingo


08h02 - Tripulação acorda

Rastreie a Estação Espacial ao vivo!

Foto: No topo, a nave Discovery repousa sobre a plataforma de lançamento de Cabo kennedy, na Flórida, em foto de 31 de maio ed 2008.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

O país rela, esse é bom, revela os melhores instintos; mas o país oficial, esse é caricato e burlesco" - Machado de Assis