Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Começam os preparativos para a última missão do Discovery

Quinta-feira, 30 set 2010 - 09h34
Por
Os técnicos da agência espacial americana, Nasa, começaram os preparativos do último lançamento do ônibus espacial Discovery, que deverá acontecer no próximo dia primeiro de novembro. Na terça-feira, foram feitas as primeiras verificações de praxe para o lançamento.


Clique para ampliar

A nave já está na plataforma 39-A desde a semana passada quando o Discovery foi transportado do prédio de montagem até a base de lançamento no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida. O percurso de seis quilômetros durou quase sete horas. Agora o ônibus já está ligado ao tanque externo de combustível e aos foguetes.

No Centro Espacial Johnson, em Houston, os astronautas que integram a missão praticam os procedimentos no Laboratório de Flutuação, simulando caminhadas extraveiculares.

Na missão STS-133, que marcará a aposentadoria do Discovery, a tripulação irá transportar uma grande quantidade de acessórios de reserva e peças de reposição à ISS para durar por um longo prazo.

O Discovery fez sua primeira missão espacial há 26 anos é o mais antigo da frota atual da Nasa, ao lado do Endeavour e do Atlantis. Todos estarão fora de circulação já a partir de fevereiro do ano que vem. A agência espacial vem encerrando gradativamente as viagens dos três ônibus espaciais. Em 2011, as viagens até a Estação Espacial Internacional (ISS) deverão ficar inicialmente nas mãos dos russos.

O ônibus espacial Atlantis encerrou sua participação em maio deste ano depois de 25 anos de trabalho. Já o Endeavour ainda realizará mais uma missão, a STS-134, no começo do próximo ano.


Apolochannel


Acompanhe ao vivo a missão STS-133 e converse ao vivo com outros internautas. Apolochannel: A primeira TV Científica do Brasil.

Assista


Legenda: Na foto, o transportador que levou o ônibus espacial Discovery do prédio de montagem à plataforma de lançamento 39A, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A viagem que encerra a participação do Discovery nas missões da Nasa está prevista para dia primeiro de novembro. Crédito: Nasa / Jim Grossmann.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Prefiro uma mentira que me favoreça a uma verdade que me prejudique" - Provérbio Escocês