Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Cometa McNaught C2006 P1 já começa a despontar após o pôr-do-Sol

Segunda-feira, 15 jan 2007 - 08h12
Por
Batizado de C2006 P1, o cometa McNaught é considerado o mais brilhante dos últimos 40 anos e tem sido visto por milhares de pessoas nas últimas semanas, em diversas regiões do hemisfério Norte.

Aqui no Brasil o cometa já pode ser visto alguns minutos depois do pôr-do-Sol, mas por estar aparentemente muito "colado" ao astro-rei, a observação ainda é ofuscada por esse. Conforme os dias forem passando, a distância angular tende a aumentar, permitindo sua obervação com mais facilidade.

A partir do dia 23 sua presença também será notada do lado leste, antes do nascer do Sol.

Para quem não quer esperar alguns dias, o melhor a fazer é observar o cometa através do telescópio do satélite de observação solar Soho, pertencente à Agência Espacial Européia. Nas imagens enviadas o cometa já pode ser visto ao lado esquerdo da cena, com o planeta Mercúrio ao seu lado.

O cometa foi descoberto em agosto de 2006 pelo astrônomo australiano Rob McNaught, que estuda a identificação de objetos próximos à Terra. Em poucos meses ganhou fama devido ao seu brilho intenso que permite ser visto por qualquer mortal.

"É fantástico", disse o observador Wayne Winch, da cidade de Bishop, na California, que "tapou" o Sol com a lateral da casa vizinha, permitndo ver o cometa. "Dá até pra ver a cauda!", exclamou ele.

Para saber onde está o cometa e quando estará visível

clique aqui

e veja as ilustrações. E quando fizer fotos do visitante, não deixe de nos enviar!

Clique aqui

para ver as imagens animadas do satélite Soho

Foto: A imagem em destaque foi feita por Vladimir Zivkovic, da cidade de Dakovo, na Croácia, que gentilmente autorizou sua publicação.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Prefiro ser um oportunista e flutuar do que ir ao fundo com meus princípios amarrados até o pescoço" - Stanley Baldwin