Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Como será a primeira cidade sustentável do mundo?

Terça-feira, 22 jan 2008 - 17h46
Por
Você já parou para pensar em como seria viver em uma cidade politicamente correta do ponto de vista ambiental?

Representantes da empresa de energia árabe Masdar Initiative e arquitetos britânicos da Foster and Partners apresentaram nesta segunda-feira (21), os detalhes sobre a projeto da primeira cidade sustentável do mundo, localizada nos Emirados Árabes Unidos. O anúncio foi feito durante uma conferência sobre energia em Abu Dhabi.

A cidade do futuro ideal, batizada de Masdar, que significa fonte em árabe, será a primeira livre de emissões de carbono e desperdício, abastecida apenas com energia renovável. Localizada no deserto nos arredores de Abu Dhabi, a cidade isolada por um muro, será construída em uma área de seis quilômetros quadrados e terá capacidade para abrigar 50 mil habitantes e 1,5 mil estabelecimentos comerciais.

Norman Foster, um dos idealizadores do projeto fala que Masdar terá 100% de sua energia fornecida por fontes renováveis e deverá abrigar também a maior fonte de energia fotoelétrica, conversão direta da energia solar em energia elétrica, do mundo. Não haverá desperdício, pois 99% do lixo será reciclado ou transformado em compostos.

Não haverá carros, já que nehum pedestre terá que andar mais de 200 metros para ter acesso ao transporte público. As ruas terão 3 metros de largura e 70 de comprimento incentivando a caminhada.

"Masdar promete estabelecer padrões para as cidades sustentáveis do futuro", diz o comunicado da Foster and Partners. A previsão é de que os primeiros moradores se mudem para Masdar no início de 2009. É esperar e aprovar.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Prefiro ser um oportunista e flutuar do que ir ao fundo com meus princípios amarrados até o pescoço" - Stanley Baldwin