Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Conheça como países controlam suas florestas

Sexta-feira, 13 mar 2009 - 10h42
Por
Um encontro realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) reuniu no último mês, especialistas em monitoramento por satélite de várias partes do mundo. Foram apresentados sistemas e propostas de vigilância de desmatamento por satélite para diversas zonas de floresta tropical do planeta.

O que se viu é o Brasil está na frente e tem o mais avançado sistema de vigilância se comparado com países da América Central e a Indonésia, por exemplo. Aqui os dados de desmatamento são mensais e lamentavelmente constatam a devastação desenfreada de nossas florestas.

Ao lado do Brasil está a Índia que realiza um levantamento anual de suas florestas através de um satélite próprio. São imagens de 19 mil quilômetros quadrados, analisadas a cada dois anos para observar as mudanças ocorridas na vegetação.

Depois das imagens de satélite vem o trabalho de campo. Funcionários visitam cada lugar onde a floresta sofreu algum tipo de mudança para verificar suas causas. O trabalho é lento e por isso o levantamento total do desmatamento só é concluído a cada dois anos.

Índia
Na Índia, o governo iniciou há 15 anos programas de manejo com comunidades locais unindo o controle da extração de madeira com as necessidades da população. Um terço das florestas indianas está dentro desses programas.

América Central: sem monitoramento
Já na América Central não existe um monitoramento regular como no Brasil e na Índia. O Centro de Água do Trópico Úmido para a América Latina e o Caribe (Cathalac), com sede no Panamá, é o órgão responsável por pesquisas na região. O centro faz estudos constantes, mas falta uma checagem no campo.

A idéia futura é criar um programa que faça um levantamento completo a cada cinco anos e utilizar um sistema de alerta quinzenal de detecção de desmatamento.

Indonésia: mau tempo

Menos preocupada está a Indonésia. O país tem uma grande área de florestas tropicais e também não realiza monitoramentos constantes. A condição do tempo é apontada como um problema. Segundo pesquisadores, a Indonésia fica com o céu nublado muitos dias o que dificulta mapear o país mesmo num período de cinco anos.

Atualmente, existe uma tentativa de fazer o mapeamento por amostragem escolhendo algumas áreas sem cobertura de nuvens.

Foto: Na Indonésia a condição do tempo é apontada como um problema. Segundo pesquisadores, o país fica com o céu nublado muitos dias o que dificulta o mapeamento o prejudica monitoramento. Crédito: Stock Xchng.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A História não passa de um quadro dos crimes e dos infortúnios" - Voltaire