Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Conjunção celeste é o espetáculo de domingo no céu noturno

Domingo, 5 jul 2020 - 11h14
Por Rogério Leite
Neste domingo, a dinâmica celeste nos brindará com mais um belo encontro de astros no céu noturno. Trata-se da conjunção da Lua com o planeta Júpiter e Saturno, muito fácil de ver e encantar. É só olhar pra cima!

Carta Celeste mostra a posição da Lua e dos planetas Júpiter e Saturno às 19h00 BRT de 5 de julho de 2020.

Já tem alguns dias que Júpiter e Saturno estão visualmente próximos entre si, formando um belo duo de objetos no firmamento. Agora, a Lua vai se juntar aos gigantes gasosos, formando uma das mais belas tríades observáveis em 2020.

O espetáculo celeste tem início a partir das 19h30 BRT, com a Lua aparentemente bem próxima de Júpiter, o ponto mais brilhante. Saturno, o Senhor dos Anéis, estará mais abaixo dos dois. Entretanto, a medida que o tempo passa o trio inicia a tripla conjunção e atingirá o ápice da aproximação visual por volta da 00h00 BRT de segunda-feira, com os três astros praticamente no zênite, formando um belo triângulo.


Como ver a Conjunção Celeste
Para ver a conjunção não precisa de nada além dos olhos. Até da janela com vista do céu dá pra ver. Entretanto, se você tiver um binóculo, ou melhor ainda, uma pequena luneta, poderá aponta-la para Júpiter e ver as famosas Luas de Galileu: Europa, Ganímedes Io e Calisto, que formam o conjunto dos satélites naturais de Júpiter descobertos por Galileu Galilei em 8 de janeiro de 1610.


Se você for observar a Conjunção celeste em local aberto, não se esqueça de levar um agasalho. As noites estão frias!

Bons céus!

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Prefiro ser um oportunista e flutuar do que ir ao fundo com meus princípios amarrados até o pescoço" - Stanley Baldwin