Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Contra o aumento do nível do mar, Holanda testa casas anfíbias

Terça-feira, 22 dez 2009 - 10h10
Por
Um projeto arquitetônico pioneiro com o apoio do governo da Holanda foi colocado em prática no vilarejo de Maasbommel, a 100 quilômetros de Roterdã. Quarenta cinco casas anfíbias foram construídas em uma área de grandes enchentes. Nesta região, os moradores dependem de barcos para chegar em casa.

A ideia saiu do papel há cinco anos quando as residências flutuantes começaram a ser construídas. Um mecanismo de sistema hidráulico é capaz de elevar a estrutura da casa cinco metros acima do nível do chão em caso de enchente. A estrutura da casa é de concreto e a área interna de madeira.

“A parte superior é leve e a inferior, pesada. Quando o nível da água sobe a casa flutua. Os pilares servem de âncora”, explica Ger Kengen, diretor do escritório de arquitetura Factor Architectem, responsável pelo projeto.

A iniciativa de um país desenvolvido prevê algo ainda maior, a construção de cidades totalmente flutuantes na Holanda. Um programa inédito estuda a entrega de 12 mil casas anfíbias ao redor do aeroporto da capital, Amsterdã.

A Holanda tem 26% de seu território abaixo do nível do mar e é uma das regiões da Europa mais suscetíveis aos efeitos das mudanças climáticas. Dos 16 milhões de habitantes, 9 milhões podem ter que deixar suas casas caso o sistema de diques e barreiras do país seja coberto pelas águas do Oceano Atlântico.

O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU estima que o nível dos oceanos possa subir pelo menos 1 metro até o ano de 2100.

Outro projeto estuda ampliar o alagamento de terras da região de Noordwaard, reduzindo o nível dos rios onde vivem 4 milhões de holandeses. “Quando sofremos inundações em 1993 e 1995, ficou claro que o clima mudava”, diz Ralf Gaastra, responsável pela ideia. “Nos demos conta de que não seria possível continuar elevando indefinidamente a altura de nossos diques. Era preciso buscar outras soluções.”

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Assim como o homem procura justiça na igualdade, a sociedade procura odem na anarquia" - Pierre J. Proudhon