Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Danos causados pelo fogo na Europa já são maiores este ano

Terça-feira, 11 ago 2009 - 09h06
Por
Os incêndios florestais na Europa já queimaram mais este ano em comparação a 2008. Estimativas do Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS) mostram que o fogo consumiu até agora cerca de 200 mil hectares de terrenos na União Europeia, contra um total de 180 mil hectares no ano passado.



Clique para ampliar


O EFFIS faz uma monitoração contínua do risco de incêndios florestais. Diariamente são utilizadas imagens de satélite para a elaboração de mapas de áreas afetadas por incêndios com uma extensão mínima de 40 hectares.

Os danos provocados pelo fogo este ano já são superiores a 2008. A Espanha e a Itália foram os países mais atingidos principalmente em decorrência dos incêndios que ocorreram na segunda quinzena de julho. A França, a Grécia e Portugal também sofreram danos significativos.

Mesmo em março, foram registrados episódios de incêndio em Portugal e no noroeste da Espanha, resultado de condições climáticas extremas. O ar muito seco e fortes ventos contribuíram para espalhar o fogo por uma área estimada em 25 mil hectares.

A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou nesta segunda-feira imagens de satélite das Ilhas Canárias, na Espanha, onde é possível observar uma grande nuvem de fumaça de dois grandes incêndios florestais que atingiram La Palma.

Os incêndios começaram no final de julho e devastaram em menos de uma semana cerca de três mil hectares. Aproximadamente 50 casas foram destruídas e quatro mil moradores evacuados. Os dois incêndios foram controlados na semana passada, quando algumas chuvas foram registradas na região.


Foto: Imagegem registrada pelo satélite europeu Envisat mostra uma grande coluna de fumaça erguendo acima da ilha espanhola de La Palma, no arquipélago das Canárias. Crédito: ESA.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

O país rela, esse é bom, revela os melhores instintos; mas o país oficial, esse é caricato e burlesco" - Machado de Assis