Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

De volta à Lua!

Terça-feira, 5 dez 2006 - 06h23
Por
A Nasa, agência espacial americana, apresentou ontem sua Estratégia Global de Exploração, o plano de metas norte-americano para o retorno do país à Lua. O objetivo é a construção de uma estação permanente no satélite. Para atingir o objetivo a NASA fará uso dos novos foguetes Ares e da nave Orion.

O plano proposto estabelece a construção de bases próximas aos polos, onde a iluminação solar é constante durante quase todo o ano. Ali os astronuatas aprenderão a extrair os recursos naturais oferecidos pela lua, o que garantiria a própria subsistência. Além da pesquisa científica, de acordo com a NASA esse treino servirá de preparo para uma futura viagem a Marte.

A partir de 2024 a base lunar contará com tripulações permanentes, a exemplo do que ocorre hoje com a Estação Espacial Internacional, ISS.

O plano inicial prevê diversas viagens com equipes de quatro astronautas, com duração de 1 semana, já a partir de 2020. Pequenos incrementos na base serão feitos semestralmente. A Nasa acredita que em 2025 a estrutura estará auto-suficiente.

Após a primeira série de missões com uma semana de duração, as missões passarão a ter 180 dias, com o objetivo de prepar uma viagem a Marte. Uma missão com astronautas ao planeta vermelho pode durar, entre a partida dos astronautas e o retorno à Terra, até três anos.


Primeiro passo


Para preparar a chegada dos astronautas à Lua, a NASA enviará diversos robôs ao satélite, que analisarão o terreno em busca de elementos úteis no ambiente lunar, além de avaliar o risco da área de pouso no local escolhido.

A primeira missão será o envio do Lunar Reconnaissance Orbiter, que será lançado já em 2008. O objetivo será elaborar mapas de alta resolução em busca de locais de pouso e de depósitos de gelo que possam ser usados como fontes de água.


Por que?


Se você perguntar a 100 pessoas por que o Homem deve voltar à Lua, provavelmente receberá 100 respostas diferentes. Durante o anúncio da estratégia, a Nasa também divulgou seis pontos que tentam responder o "por que voltar à Lua":

  • Estender a presença humana na Lua e viabilizar sua colonização
  • Desenvolver novos conhecimentos científico
  • Preparar a exploração humana de Marte
  • Criar novas oportunidades de parcerias internacionais
  • Expandir a economia além da Terra
  • Estimular o interesse público pela ciência e educação.

    Segundo a NASA, a Estratégia Global de Exploração está sendo preparada em conjunto com os representantes de diversas agências espaciais internacionais, entre elas as da Austrália, Canadá, China, Europa, Rússia, Coréia do Sul e Ucrânia.

    Fotos: No alto, concepção artísitica da nave Orion, que levará os astronautas à Lua. Acima, foguetes Ares I e Ares V, a nova geração de propulsores da Nasa.

    LEIA MAIS NOTÍCIAS


  • APOLO11.COM
    Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

    "Assim como o homem procura justiça na igualdade, a sociedade procura odem na anarquia" - Pierre J. Proudhon