Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Dolly causa inundações no México e deve perder força em 24hs

Quinta-feira, 24 jul 2008 - 10h34
Por
A passagem do furacão Dolly pela costa americana do Texas, na fronteira com o México, causou chuvas intensas e inundações na cidade de Matamoros, no norte do estado de Tamaulipas, informaram as autoridades locais e as agências internacionais.

Cerca de 23 mil pessoas foram evacuadas das cidades de Matamoros, Nuevo Laredo e Reynosa. Metade da população de Matamoros ficou sem água potável, depois de um problema técnico ocorrido em uma das principais usinas de tratamento da cidade, em razão dos fortes ventos.

Ao tocar o continente nesta quarta-feira (23), o furacão Dolly perdeu força e passou da categoria 2 para a 1, na escala Saffir-Simpson, que vai até 5.

O olho do furacão tocou a terra no sul de Padre Island, a 56 km a nordeste de Brownsville, ainda na categoria 2, com ventos de 180 km/h. Ao seguir pelo Golfo do México, seus ventos caíram para 150 km/h.

O alerta de furacão permanece sobre a costa texana, de Brownsville a Baffin Bay, e na costa nordeste do México, de Rio San Fernando à fronteira com os Estados Unidos.

Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), Dolly continuará perdendo força nas próximas 24 horas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Um bom limite para liberdade nossa é a liberdade alheia" - A. Karr