Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

ERRATA - Tremores de terra em cidades paranaenses

Segunda-feira, 18 set 2017 - 09h37
Por Rogério Leite
Uma falha no sistema de detecção automática de tremores por parte da rede da Universidade de São Paulo informou erroneamente a ocorrência de dois tremores de terra no Paraná nesta segunda feira. Ocorreu apenas um tremor.

De acordo com a página do laboratório de Sismologia da Universidade de São Paulo, apenas o primeiro sismo ocorreu de fato, mas sua magnitude não passou de 3.5, cerca de trinta vezes menos poderoso que o sismo de 4.5 informado anteriormente.

A cidade mais próxima do tremor é a cidade de Itaperuçu e ocorreu a menos de 1 km de profundidade.

O instituto também teria registrado um tremor de 5.1 magnitudes dois minutos depois, às 00h18 pelo horário de Brasília, mas esse tremor foi uma falsa detecção em decorrência do evento anterior.


Nota do Apolo11


A retirada dos eventos de nossa página de terremotos causou bastante confusão, com muitas pessoas dizendo que estávamos omitindo informações.

Apenas para reforçar, o Apolo11 não disse que não ocorreu um sismo. O evento de fato aconteceu, mas ele foi REVISADO (recalculado) para 3.5. Além disso, não houve dois eventos, como reportado anteriormente. Ocorreu apenas 1 evento.

Dependendo onde ocorre, um sismo de 3.5 magnitudes pode causar rachaduras, como foi testemunhado, mas ainda assim é considerado um evento fraco. Por outro lado, um terremoto de 5.1 magnitudes (que teria ocorrido em São Jerônimo da Serra) seria sentido com bastante força na cidade de São Paulo e iria sacudir toda a cidade de Curitiba.

Outra questão levantada por alguns internautas seria o fato de que

"nunca um terremoto é revisado"

. Neste caso, é importante deixar claro que terremotos são revisados diariamente, tanto em sua magnitude como em sua localização. Essa operação faz parte do trabalho diário do sismologista.


LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Assim como o homem procura justiça na igualdade, a sociedade procura odem na anarquia" - Pierre J. Proudhon