Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

ESA procura voluntários para viagem simulada a Marte

Quarta-feira, 20 jun 2007 - 10h56
Por
Se o seu sonho é ser um astronauta e ir a Marte, então prepare-se. A agência espacial Européia está recrutando voluntários para uma das mais difíceis experiências rumo à conquista do planeta vermelho. A viagem será feita em um simulador durante 17 meses e neste tempo os "astronautas" ficarão isolados dentro de módulos, instalados no Instituto de Pesquisas de Moscou.

Durante o tempo de simulação, os voluntários perderão completamente o contato direto com o mundo exterior e só serão capazes de se comunicar através de rádio com atraso de 40 minutos. Esse é o tempo que uma mensagem leva para chegar até Marte.

No período de simulação, o grupo composto de seis membros sofrerá situações de emergência simulada, além de efetuar trabalhos rotineiros e diversos experimentos. A tripulação será sujeita a um isolamento e clausura extremos e devido ao pequeno espaço de convivência, de 550 metros cúbicos, estão previstos problemas de convivência e até mesmo brigas.

A alimentação dos astronautas será à base de suprimentos desidratados, da mesma forma que hoje é feita pela tripulação da Estação Espacial Internacional. O objetivo da simulação será estudar as reações e possibilidades de uma longa viagem tripulada a Marte, prevista pela ESA para acontecer em 2025 e pelos russos em 2015.

Os homens e mulheres escolhidos terão de tomar conta de si próprios durante quase dois anos ao longo da viagem de ida e volta. A sua sobrevivência estará em suas próprias mãos, e deverão confiar no trabalho de centenas de engenheiros e cientistas na Terra.


Tripulação


Dos seis membros escolhidos, quatro serão russos e dois europeus, mas a agência não descarta a possibilidade de vir a contratar voluntários de outros países, inclusive da América do Sul. Como é necessária uma equipe de emergência a postos, no total serão contratados 12 voluntários.

Antes da simulação definitiva, serão efetuadas duas prova de 105 dias, no início e final de 2008. A simulação completa será feita provavelmente no início de 2009. Segundo informações oficiais da ESA, o processo de seleção será similar ao feito pelos astronautas da agência, mas ao invés de dar maior destaque aos aspectos físicos, dará maior ênfase às condições psicológicas e resistência ao estresse.

Apesar de voluntários, os participantes receberão 120 euros pelo trabalho diário e quem quiser se habilitar poderá fazer as inscrições diretamente no site da ESA.

Arte: Concepção artísitica feita pela agência espacial européia mostra astronauta descendo na superfície do planeta vermelho.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

O país rela, esse é bom, revela os melhores instintos; mas o país oficial, esse é caricato e burlesco" - Machado de Assis