Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Eclipse do Sol será mega evento nos EUA e poderá ser visto no Brasil

Sexta-feira, 18 ago 2017 - 11h01
Por Rogério Leite
Na segunda-feira, dia 21, a lua encobrirá totalmente o Sol e projetará uma grande sombra sobre todo o território dos EUA. Sob uma estreita e longa faixa de dimensões continentais, o dia se transformará em noite e estrelas e planetas poderão ser vistos em pleno dia.

Foto do eclipse solar total ocorrido em 2008, clicado pelo astrofotógrafo Miloslav Druckmuller sobre o Mar Negro.

O eclipse será total, quando a Lua encobre todo o disco solar e será visível na América do Norte, América Central, Caribe, norte da América do Sul e ao oeste da Europa e da África.

A totalidade do eclipse será visível dentro de um corredor estreito através dos Estados Unidos. A maior duração da totalidade será de 02m44s sob a Floresta Nacional Shawnee, ao sul de Carbondale, Illinois.

No Brasil, o evento será observado parcialmente, principalmente nos estados da Região Norte e Nordeste. A tabela abaixo mostra os horários de observação nas capitais brasileiras.

Horarios do eclipse solar de 21 de agosto de 2017. Cobertura se refere à porcentagem do disco solar encoberto pela lua.

ATENÇÃO


Nunca olhe diretamente para o Sol. Não use chapa de raios-x, filmes velados, disquetes antigos de computador, CD ou DVD. Na falta de óculos especial para observação solar, use óculos ou lente de soldador número 14. Olhar diretamente para o Sol o deixará cego. Não seja teimoso.


Quando acontece o Eclipse


O eclipse terá início às 15h46 UTC (12h46 pelo Horário de Brasília), quando a borda da Lua tocar o disco solar. Isso acontecerá sobre o oceano Pacífico central. A primeira localidade terrestre a presenciar o eclipse totalmente será a cidade de Salem, no estado norte-americano do Oregon. A última localidade será Charleston, na Carolina do Sul.

Caminho da sombra da Lua durante o eclipse solar de 21 de agosto de 2017


Caos nos EUA


Devido à magnitude do eclipse, que poderá ser observado em todos os EUA, com a sombra da Lua caminhando sobre todo o território americano, autoridades daquele país estão alertando para a ocorrência de grandes congestionamentos, já que milhões de pessoas viajarão para as áreas centrais, onde o eclipse poderá ser visto em sua plenitude.


Como ocorre um eclipse total do Sol


Um eclipse solar total acontece sempre que a Lua se posiciona exatamente entre o Sol e a Terra, bloqueando completamente o disco da estrela. Nestas condições o céu se torna completamente escuro e estrelas e planetas podem ser vistos durante o momento da totalidade.

O eclipse total ocorre com a Lua no perigeu ou próximo dele, ou seja, quando está mais próxima da Terra. Quando está mais afastada seu tamanho aparente não encobre completamente o disco solar e um arco luminoso é observado ao redor da Lua. Nestas condições o eclipse passa a ser do tipo parcial.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Ninguém pode construir sua segurança com base na nobreza de alguém" - Willa Cather