Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Empresário americano lança com sucesso estação espacial inflável

Sexta-feira, 14 jul 2006 - 06h42
Por
Em nota publicada nesta sexta-feira, a Bigelow Aerospace informou que seu protótipo espacial Genesis 1 inflou-se a 500 km de altitude. Logo em seguida os dados de telemetria confirmaram também a abertura dos painéis solares.

Ao contrário da ISS, financiada por inúmeros governos, a Gênesis 1 é um protótipo de estação espacial privada, financiada pelo milionário americano Robert Bigelow, que testa a tecnologia que poderá culminar com a montagem de bases hoteleiras no espaço.

A Gênesis 1 foi lançada ao espaço na quarta-feira por um foguete balísitico russo do tipo SS-18, usado na época da Guerra Fria. Para colocar sua carga em órbita não balísitica, o míssil foi modificado e disparado a partir da base lançamentos de Yasny, nos Montes Urais.

O lançamento marca o primeiro lançamento da empresa de Robert Bigelow, dono de uma das maiores redes de hotéis dos EUA. O centro de controle da missão recebeu os primeiros sinais da Genesis 1 cerca de sete horas após o lançamento.

A idéia do empresário é utilizar a tecnologia de habitats infláveis, anteriormente pesquisada pela NASA e abandonanda mais tarde, para a construção de uma espécie de base orbital, que poderia servir de hotel, escola ou laboratório. "Estamos extasiados", disse Bigelow, em entrevista. "Nos sentimos numa grande aventura".

Os gastos de Bigelow já superam 75 milhões de dólares e deverá atingir 500 milhões até 2015, quando deverá estar concretizada a montagem completa da estação inflável. O protótipo Gênesis 1 tem cerca de 30% do tamanho de um módulo funcional da estação espacial projetada.

Fotos: Na primeira imagem temos vemos a concepção artísitica da Genesis 1 em órbita da Terra. Na foto superior é mostrado o Centro de Controle da Missão.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"As vezes eu penso que o preço da liberdade não é a eterna vigilância, mas a eterna sujeira" - George Orwell