Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Endeavour começa levar parte do laboratório japônes ao espaço

Segunda-feira, 10 mar 2008 - 20h53
Por
Tudo pronto para o lançamento do ônibus espacial Endeavour nesta terça-feira (11). O Endeavour terá a importante missão de levar a primeira parte do laboratório espacial japonês à Estação Espacial Internacional (ISS).

O módulo que contém equipamentos do laboratório, tem o tamanho de um ônibus de dois andares. O Endeavour carregará também um sistema robótico canadense dotado de dois braços. A outra parte principal do laboratório, deverá ser levada ao espaço no final de maio.

A missão deve durar 16 dias no total, sendo que o ônibus espacial ficará acoplado à ISS durante 12 dias, com cinco caminhadas espaciais previstas.

Dois dias serão gastos na montagem de um par de mãos robóticas no guindaste da estação. O equipamento canadense, chamado de Dextre, possui 9 metros de comprimento da ponta de um braço ao outro. Ele será capaz de instalar e de manusear elementos tão pequenos quanto uma lista telefônica e tão grandes quanto uma cabine telefônica. Uma nova técnica para consertar o escudo antitérmico dos ônibus espaciais também será testada. A novidade foi elaborada depois do acidente com o Columbia em 2003.

O lançamento do Endeavour está previsto para esta terça-feira, às 4h28 (Horário de Brasília), direto da Flórida, EUA. A espaçonave realizou sua primeira missão em 1992 e é a mais nova da frota sobrevivente de ônibus espaciais da Nasa.

No último sábado, o primeiro veículo de carga europeu, Jules Verne, foi lançado da Guiana Francesa. Ele ficará rodando em volta da Estação Espacial Internacional durante a visita do ônibus espacial Endeavour, à espera de sua vez para acoplar.

A Nasa tem dois anos para concluir a montagem da ISS, após esse período sua frota de ônibus espaciais terá de ser aposentada.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Ninguém pode construir sua segurança com base na nobreza de alguém" - Willa Cather