Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Espaço: Nasa divulga fotos da nova cúpula panorâmica

Quinta-feira, 25 fev 2010 - 08h44
Por
Apesar da Estação Espacial Internacional ser um laboratório grandioso onde diversas pesquisas são realizadas, faltava nela uma espécie de mirante, de onde a vista da Terra pudesse ser contemplada de forma panorâmica. Na última semana, os astronautas da missão STS-130 do ônibus espacial Endeavour foram até a Estação e completaram mais uma etapa de sua construção, instalando nela uma pequena cúpula de seis janelas, que ampliou ainda mais a capacidade da Estação.


Clique para ampliar

A cúpula foi transferida do compartimento de carga do Endeavour com auxílio do braço robótico canadense Canadarm e realocada em um dos portos do recém-instalado módulo norte-americano Tranquility, anexado à Estação na mesma missão.

A cúpula foi projetada e construída pela empresa italiana Alenia Spazio e tem aproximadamente 2.5 metros de diâmetro por 1.5 de comprimento. Em terra, seu peso é de 1800 quilos. Dotada de seis janelas laterais e uma central, está equipada com protetores que se fecham para impedir danos provocados por micrometeoritos e lixos espaciais.


Clique para ampliar

Batizada de Cupola, o módulo também é uma estação de controle robótico, com todos os equipamentos necessários para que o braço robótico Canadarm seja operado de seu interior. Quando em uso, Cupola permitirá aos astronautas uma visão panorâmica da Terra, de objetos celestes e de outras naves que se aproximam.

Saiba mais sobre a cúpula espacial


Foto: No topo, tendo a Terra sob seus pés, o astronauta Nicholas Patrick realiza as últimas checagens na cúpula de seis janelas. Acima, transporte da cúpula, movimentada com auxílio do braço robótico Canadarm. Do lado esquerdo a nave russa Soyuz repousa acoplada à ISS. Crédito: Nasa

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A mente é algo maravilhoso. Começa a funcionar assim que você nasce e nunca pára, a não ser quando você levanta para falar em público" - John M. Brown