Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Espelho solar começa a operar em vila italiana

Quarta-feira, 31 jan 2007 - 09h03
Por
Após a cerimônia de inauguração, ocorrida em 17 de dezembro de 2006, o espelho solar instalado na pequena vila de Viganella, nos Alpes italianos, começou a operar oficialmente.

O espelho foi instalado no alto de uma das montanhas da cidade e tem como objetivo refletir os raios de Sol em direção à praça central da cidade, que nos meses de novembro à fevereiro não recebe a luz diurna, obstruída por outras montanhas.

A pequena cidade de Viganella tem185 habitantes e foi construída no fundo de um vale alpino muito íngreme, perto da fronteira com a Suíça. O lado sul do vale é tão escarpado que no dia 11 de novembro o sol desaparece e não vai reaparecer até o dia 2 de fevereiro, os meses de inverno no Hemisfério Norte. "É como a Sibéria", afirma uma das moradoras do vilarejo.

Para os moradores da pequena cidades, ver o Sol nesta época do ano é um acontecimento sem par. A cidade tem 800 anos de história e nunca viu sua catedral iluminada pelos raios solares durante o inverno.

A história da espelho começou em 1999, quando o prefeito Franco Midali fez uma aposta com Giacomo Bonzani, arquiteto responsável pelo projeto. Na época, Midali desafiou Bonzani e disse que se o arquiteto conseguisse fazer o Sol brilhar no inverno, se comprometeria a arrecadar o dinheiro para o projeto

Com 40 metros quadrados, o espelho é formado por 14 placas polidas de aço inoxidável, e foi instalado em uma altura de 500 metros sobre uma colina. Em dezembro, os primeiros raios de Sol começaram a ser refletidos pelo equipamento, mas só agora a totalidade do Sol é desviada para dentro do vale onde se localiza a cidadezinha. Para muitos moradores isso é um milagre que nunca pensaram que aconteceria.

Depois de alguns anos e um custo de 120 mil dólares, o desenho saiu do papel e finalmente o Sol banha a cidade.

Atualmente o espelho tem posição fixa, mas está previsto um sistema de rastreio que permitirá ao equipamento seguir o Sol constantemente, iluminando por mais tempo a região turística de Viganella.

Saiba mais sobre o espelho:
Espelho gigante pode iluminar cidade no inverno

Fotos: No alto da página, imagem mostra o espelho em funcionamento. Na segunda foto a cidade de Viganella é vista do local de instalação do espelho. Créditos: Prefeitura de Viganella. O esquema acima mostra o processo de reflexão da luz solar, refletida pelo espelho instalado na enconsta de uma das montanhas alpinas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A mente é algo maravilhoso. Começa a funcionar assim que você nasce e nunca pára, a não ser quando você levanta para falar em público" - John M. Brown