Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Espetáculo: Internautas registram ocultação de Júpiter pela Lua

Quinta-feira, 29 nov 2012 - 08h43
Por Rogério Leite
Clicks e mais clicks. Esse era o som mais ouvido na noite de quarta-feira em diversas cidades do país. O palco era o céu e o alvo, a bela Lua Cheia e o gigantesco planeta Júpiter que pareciam brincar de esconde-esconde. Para o deleite dos observadores atentos.

Clique para ampliar

Quem olhou para o céu na noite de ontem não pode deixar de reparar. Ali, próximo ao quadrante leste a Lua Cheia brilhava forte, mas um pontinho muito reluzente e atrevido, quase colado ao disco lunar, parecia chamar mais a atenção.

Os desavisados pensaram que o pontinho reluzente era uma estrela, enquanto os mais afoitos tinham certeza que era o tal planeta Nibiru, que se aproximava. Entretanto, quem acompanha o Apolo11 já sabia do que se tratava e estava só esperando o momento do planeta Júpiter sumir atrás da Lua. E foi o que aconteceu.

Clique para ampliar

O gigante gasoso tocou a borda lunar às 21h05 BRST e durante alguns minutos pareceu mergulhar lentamente atrás do disco iluminado. Às 21h17 o planeta já estava totalmente oculto e assim permaneceu até às 22h03, quando emergiu novamente. Para delírio da galera e espanto dos desavisados!

Bons céus!

Veja mais fotos da ocultação


Fotos: No topo, emersão do planeta Júpiter após ocultação pela lua, em foto obtida com telescópio Newtoniano de 220 mm de abertura localizado na cidade de Araçatuba, SP. Crédito: Marco Antônio Coelho Goiato. Acima, foto tirada às19h53 na cidade de João Pessoa PB, com auxílio de máquina fotográfica com zoom óptico de 80X. Nas cidades do Nordeste Júpiter e a Lua foram observados bem próximos, mas sem ocultação. Crédito: Clóves Germano.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Ninguém pode construir sua segurança com base na nobreza de alguém" - Willa Cather