Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Fantástico alinhamento de planetas é o destaque no céu noturno

Terça-feira, 2 ago 2016 - 10h28
Por Rogério Leite
Talvez você não tenha percebido, mas ultimamente é possível ver cinco planetas do Sistema Solar praticamente enfileirados. Alguns chamam isso de "alinhamento", mas na realidade é apenas uma coincidência não tão rara assim.

Na sequência de Vênus e Mercúrio, temos o gigantesco Júpiter, seguido de Marte e Saturno, bem mais alto.

Ver planetas no céu noturno é bastante comum, mas observar cinco ao mesmo tempo, enfileirados e exibidos, não é toda hora.

Isso está acontecendo desde o final de julho e deverá durar mais alguns dias, logo após o pôr do Sol.

De uma só vez, Vênus, Mercúrio, Júpiter, Marte e Saturno estão facilmente observáveis, mas o melhor do espetáculo acontece nos instantes seguintes ao pôr do Sol, quando Vênus e Mercúrio podem ser vistos próximos ao horizonte.

Embora Vênus seja "arroz de festa", o mesmo não se pode dizer de Mercúrio, que só é observável quando está visualmente distante do Sol, pois o brilho da estrela normalmente ofusca o planeta.

Observando o Alinhamento


Diferentemente de outros alinhamentos, atualmente Vênus está visualmente mais perto do Sol que Mercúrio.
Enquanto Vênus brilha tanto quanto um farol, Mercúrio é de difícil observação e está ligeiramente mais acima, portanto é preciso atenção para vê-lo. Com atenção você o encontrará.

Na sequência de Vênus e Mercúrio, temos o gigantesco Júpiter, seguido de Marte e Saturno, bem mais alto.

Vale notar que esse alinhamento é apenas uma questão de perspectiva de um observador terrestre. Cada planeta está em dentro de sua própria orbita, mas devido à posição em que se encontram, quando vistos da Terra parecem estarem alinhados.


Alinhamento versus Terremotos


É bastante comum algumas pessoas pensarem que os alinhamentos planetários ou aproximações de cometas causem algum tipo de interferência aqui na Terra. Isso não é verdade e é mais uma daquelas coisas que são falsamente propagadas na internet.

Como explicado, o alinhamento é uma questão de perspectiva. Esses objetos estão extremamente distantes para exercerem na Terra qualquer anomalia gravitacional além daquela que já exercem. Além disso, o fato de estarem VISUALMENTE alinhados não significa que potencializarão seus efeitos. Terremotos são provocados por forças mecânicas criadas abaixo da superfície e o cosmos nada ter a ver com isso. Portanto, admire!

Bons céus!

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Assim como o homem procura justiça na igualdade, a sociedade procura odem na anarquia" - Pierre J. Proudhon