Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Foguete VSB-30 deverá ser lançado hoje no Maranhão

Terça-feira, 17 jul 2007 - 08h22
Por
Depois de cinco adiamentos, a Agência espacial Brasileira deverá lançar nesta terça-feira o foguete VSB-30. O evento está previsto para ocorrer entre às 10h00 e 14h00, mas poderá ser adiado novamente, já que a janela de lançamento vai até o dia 19.

Ontem, engenheiros do Centro de Lançamento de Alcântara. CLA, fizeram estudos para recalcular a trajetória do foguete e identificar se o VSB-30 poderia ser disparado mesmo em condições de vento desfavoráveis e anormais para esta época do ano.

Uma vez lançado, a carga útil do VSB-30 será ejetada a aproximadamente 150 quilômetros de altura. Neste momento computadores de bordo e processos automáticos darão início a nove experimentos em ambiente de microgravidade, dispostos dentro do compartimento de carga. Como o VSB-30 não tem capacidade de entrar em órbita, sua autonomia será de apenas 20 minutos, sendo seis em ambiente de microgravidade.

Completada a trajetória, a carga útil do foguete cairá no mar de onde será resgatado por uma equipe da Aeronáutica.

O custo total da operação é de US$ 1,25 milhão, divididas entre instituições brasileiras e a agência espacial da Alemanha.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A mente é algo maravilhoso. Começa a funcionar assim que você nasce e nunca pára, a não ser quando você levanta para falar em público" - John M. Brown