Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Foguete chines deve cair na noite de sábado sobre o oceano Índico

Sábado, 8 mai 2021 - 14h39
Por Rogério Leite

Atualização - Sábado, 15:09 BRT

Modelagem realizada na tarde sábado, às 17h16 UTC (15h16 BRT) mostra uma pequena alteração do ponto de ruptura. A nova previsão mostra que o Longa Marcha 5 pode reentrar alguns minutos mais tarde, entre os oceanos Índico e Pacífico, ao sul da Austrália, às 23h38 BRT, como mostra o gráfico abaixo. O USstratcom, dos EUA, não alterou a previsão para o Indico central.

Assim, o ponto de ruptura fica compreendido entre o Índico Central e Pacífico ocidental, entre 23h26 BRT e 23h40 BRT.


Artigo Original


De acordo com previsão feita pelo Satview, o corpo desgovernado do foguete Longa Marcha 5 deve cair antes da madrugada de domingo, acima do oceano Índico. A previsão do Satview é agora confirmada pelo USstratcom, dos EUA. Clique no link abaixo para rastrear pelo Satview.

Posição de reentrada do primeiro estágio do foguete Longa Marcha 5, de acordo com o site Satview.org e pelo USstratcom, dos EUA.

Acompanhe no Satview.org o foguete Longa Marcha 5


Dados computados pelo site Satview.org apontam que o primeiro estágio do foguete Longa Marcha 5 deverá se romper às 23h26 BRT (Hora de Brasília) de sábado, confirmando as previsões feitas e divulgadas há dois dias.

De acordo com Rogério Leite, diretor do Apolo11, o ponto de reentrada deverá ser sobre o oceano Índico, a cerca de 1000 km ao oeste de Jacarta, na Indonésia e 1200 km ao sul de Matara, no Sri Lanka. "Previsões de reentrada não são fáceis de serem feitas, mas todas as estimativas apontam para esta região do oceano Indico", explica Leite.


Entenda


Com 33 metros de comprimento e pesando 22 toneladas, o objeto é o primeiro estágio do foguete Longa Marcha 5, que serviu de transporte para o primeiro módulo da futura estação espacial chinesa, no dia 29 de abril de 2021. Algum tempo depois do lançamento o estágio não se comportou como o esperado e iniciou um processo de queda em direção à Terra.

Lançamento do foguete Longa Marcha 5, que levou o primeiro módulo da futura estação espacial chinesa ao espaço, no dia 29 de abril de 2021.


Pode cair no Brasil?


Considerando os cálculos feitos pelo Satview.org e pelo USstratcom, as chances do Longa Marcha 5 cair sobre o território brasileiro são muito pequenas. Tudo indica que o resto do primeiro estágio cairá mesmo sobre o Índico, mas não se pode descartar que possa reentrar sobre cidades populosas, principalmente aquelas localizadas no Oriente Médio ou extremo sudoeste Austrália.
LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Prefiro uma mentira que me favoreça a uma verdade que me prejudique" - Provérbio Escocês