Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Forte terremoto no norte do Japão já deixa 9 mortos

Domingo, 15 jun 2008 - 21h52
Por
Equipes de resgate do Japão retiraram dos escombros mais três corpos de vítimas, do forte terremoto de 7,2 graus na escala Richter, que sacudiu na manhã de ontem (14) o norte país. O balanço das autoridades divulgado neste domingo é de 9 mortos até o momento, a maioria ficou presa nos escombros do albergue Komanoyu, um edifício de 400 anos de idade.

"Foi um trágico desastre", afirmou Isamu Sato, prefeito de Kurihana, a cidade mais atingida pelo terremoto.

Cerca de 250 pessoas ficaram feridas e 10 ainda estão desaparecidas. Uma séria de réplicas ocorreu após o tremor principal, provocando medo na população e atrasando as buscas pelas vítimas.

Foram registrados grandes deslizamentos de terra, o desabamento de um ponte e as destruição de uma estrada , isolando mais de 200 pessoas, que precisaram ser removidas da áreas com a ajuda de helicópteros.

Agências internacionais de notícias falam que os serviço de trens, água e eletricidade já foi restabelecido na maioria das áreas. Porém, cerca de 2.800 casas na cidade de Kurihara, de 80 mil habitantes, seguem sem energia neste domingo. A região é especialmente vulnerável a deslizamentos porque seu solo é de origem vulcânica e contém uma grande quantidade de cinzas.

Na usina nuclear em Fukushima, o terremoto causou o vazamento de 20 litros de água radioativa de duas piscinas de armazenamento de combustível, mas o vazamento não teria se expandido para fora da usina.

O epicentro do tremor de 7,2 graus na escala Richter foi localizado há oito quilômetros de profundidade no norte do Estado de Iwate. O abalo foi sentido até em Tóquio, a 400 quilômetros do local.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Prefiro uma mentira que me favoreça a uma verdade que me prejudique" - Provérbio Escocês