Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

França deve construir primeiro navio vertical científico do mundo

Terça-feira, 1 dez 2009 - 08h59
Por
Uma futurista estação oceanográfica poderá revolucionar a exploração no fundo do mar. O protótipo do primeiro navio vertical do mundo, batizado de SeaOrbiter, foi apresentado ao público pelo arquiteto francês Jacques Rougerie, de 64 anos. O projeto vem sendo desenvolvido há três anos.


Clique para ampliar

A estação, nunca pensada nem mesmo em filmes de ficção científica, terá 51 metros de altura e contará com andares embaixo d’água e outros acima da superfície do mar. Na parte superior haverá uma plataforma de observação. Os cientistas viverão na parte submersa e existirá outra plataforma pressurizada por onde mergulhadores sairão para suas missões.

Rougerie afirma que sua novidade será realidade num futuro próximo e já tem metade dos 35 milhões de euros necessários para a construção do navio que ir navegar pelos oceanos.

“Atualmente, os oceanógrafos só podem mergulhar por curtos períodos de tempo e depois têm de ser trazidos para a superfície. O SeaOrbiter vai oferecer uma presença móvel permanente com uma janela para tudo o que está abaixo da superfície do mar”, afirma Rougerie.

O mega-projeto conta com a consultoria de Jean-Loup Chrétien, o primeiro astronauta da França, que está envolvido no design do navio vertical. Um grande estaleiro francês também assinou sua participação, que já ganhou o apoio inclusive do presidente francês, Nicolas Sarkozy.

A primeira grande tarefa do SeaOrbiter está prevista para 2010. Sua missão passará pelo Oceano Atlântico, e em seguida, pelos oceanos Pacífico e Índico.


Foto: Concepção artística mostra o Sea Orbiter durante viagem. Crédito: Sea Orbiter.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Um bom limite para liberdade nossa é a liberdade alheia" - A. Karr